
A História
Porquê BONECA DE CANUDO
A ideia de substituir as vinhas antigas por vinhas novas que permitissem produzir um bom vinho tinto regional partiu de uma mulher, engenheira civil de formação. No meio social onde se localiza a Casa do Caramanchão, a agricultura sempre foi trabalho de homens e, talvez por essa razão, ao ter conhecimento do projecto agrícola a ser implementado por uma mulher licenciada, um homem teve o desabafo “só faltava aquela boneca de canudo”, naturalmente duvidando da capacidade da mulher em causa para concretizar esse objectivo.
Esse objectivo foi conseguido, o vinho existe, foi baptizado ainda antes de nascer, com o nome “Boneca de Canudo” e a sua qualidade começa a ser reconhecida, não apenas pela medalha de prata do SWA, mas sobretudo pelas referências elogiosas dos nossos principais clientes.


Tinto
Vinho produzido a partir das castas Touriga Nacional, Merlot e Syrah, provenientes da Costa sul da Ilha da Madeira, designadamente terras de Tentilhão e do Cordas na zona de Machico. Vinificado em cubas de inox, sob rigoroso controlo de temperatura. Elegante no corpo, perfeito na acidez, muito equilibrado no conjunto com leves aromas a frutos silvestres. Excelente vinho para acompanhamento de carnes vermelhas ou queijos.
Deve descansá-lo e servir à temperatura de 16º - 18º.

O Vinho

Vinificação
Tinto
Vindima manual com seleção das uvas na vinha.
Fermentação em cuba com rigoroso controlo de temperatura.
Curtimenta longa, com delestage.
Maturação em cuba e barricas de carvalho francês, sobre borras finas com batonnage.
Galeria

Onde Comprar
Na Barraca Ilda e Juvenal, o exemplo daquilo que deve ser o moderno comércio tradicional. Com mobiliário desenhado e construído especialmente para a loja, numa disposição interessante e iluminação adequada, na Barraca Ilda e Juvenal, o acto de compra associa-se ao prazer de estar num lugar bonito, assegurado por uma higiene irrepreensível. A excelente relação qualidade/preço dos produtos ali dispostos, faz desta unidade de venda a retalho uma mais valia para Machico.

