top of page

A ilha dourada

Da praia paradisíaca ao património histórico, passando pela exuberância geológica, é um segredo guardado no oceano.

 

Visitar o Porto Santo é descobrir uma ilha dourada, famosa pela sua praia de areia de nove quilómetros. A mais pequena ilha habitada do Arquipélago da Madeira está apenas a uma hora e meia de voo de Lisboa, no extremo sudoeste europeu, a 500 km da costa africana e a 1000 km do continente europeu.

 

A Ilha do Porto Santo, com 12km de comprimento na direção NE-SW e 6km de largura máxima, na direção N-S, apresenta uma morfologia bastante arrasada e suave, atingindo a sua cota máxima a 517m no Pico do Facho.

 

Encontra-se rodeada por seis ilhéus, que correspondem ao prolongamento das suas maiores saliências, aos quais se associam duas baixas perfazendo uma área de 2,1km2: Ilhéu de Baixo ou da Cal (179m), Ilhéu de Cima ou do Farol ou dos Dragoeiros (121m), Ilhéu de Ferro (115m), Ilhéu da Fonte da Areia (79m), Ilhéu das Cenouras (109m), Ilhéu de Fora (100m), Baixa do Meio e Baixa dos Barbeiros.

A ilha do Porto Santo emergiu há 14 milhões de anos no Oceano Atlântico, sendo geologicamente das mais antigas ilhas dos arquipélagos portugueses. Foi também a primeira a ser descoberta por Zarco em 1418. O Arquipélago da Madeira está a 1.000 km a sudoeste de Portugal Continental, na mesma latitude que Casablanca.

Com o clima temperado e oceânico, Porto Santo é a ilha mais árida de Portugal, chovendo tão pouco como no interior sul de Portugal Continental (Alentejo).  A temperatura média também é mais elevada, comparando-se ao Funchal (não à média de toda a ilha da Madeira) e às ilhas Canárias. Estas diferenças em relação às restantes ilhas portuguesas devem-se à inexistência de um pico ou montanha de altitude considerável.

Considerando o Pico e a Madeira, ambos têm elevações com altitude máxima de 2351m e 1861m, que levam à formação de nuvens e consequente aumento da precipitação.

A ilha do Porto Santo também tem solos muito diferentes do Pico e da Madeira. Comparando com as restantes ilhas portuguesas, Porto Santo tem quase o dobro da idade de Santa Maria, a 2ª mais velha com 8 milhões de anos. Se o Pico, a ilha mais nova, tem solos pedregosos, “rocha-mãe”, em Porto Santo os sedimentos sofreram meteorização, tornando os solos arenitos. A formação do Porto Santo ocorreu do depósito de sedimentos e fragmentos calcários de origem marinha (algas, conchas, ossos, …). Curiosamente, que outros solos calcários de origem marinha já são famosos na produção de vinhos de excelência? Borgonha, Champagne e Jerez.

porto-santo-2021-08-26-16-59-33-utc (3).jpg
bottom of page